Os camiões inteligentes do futuro serão “personalizados, com capacidade de antecipação e sempre bons de conduzir”. Quem o prevê é a Volvo Trucks, que acredita que o camião do futuro “é mais semelhante a um smartphone sobre rodas do que um veículo tradicional”.
“Nos próximos anos, isso irá revolucionar a produtividade na indústria dos transportes”, diz Hayder Wokil, diretor de Qualidade e Período Operacional na Volvo Trucks. De acordo com a companhia, existem atualmente cerca de 175 000 camiões Volvo ligados online nas estradas europeias e alguns deles permitem enviar informações quando precisam de manutenção e parte do trabalho de manutenção necessário pode até ser efetuado remotamente.
“Nos próximos anos, por exemplo, o camião poderá monitorizar o seu próprio estado em tempo real, promovendo uma assistência mais fácil e rápida, o que resulta numa maior produtividade de todos os envolvidos – motoristas, oficinas e empresas de transporte”, acrescenta Hayder Wokil.
As previsões da empresa indicam também que no futuro, o camião tornará “mais simples a administração ao nível da oficina, agendando a sua própria manutenção conforme necessário, reservando os mecânicos adequados para os trabalhos em questão e encomendando antecipadamente as peças necessárias para entrega na oficina.”
“A assistência será sincronizada com o horário de funcionamento do camião e será agendada na oficina mais próxima, a uma hora em que o veículo não estaria, de qualquer das formas, a trabalhar, por exemplo à noite ou quando o motorista tem de fazer uma pausa imposta por lei. Através de ligação online, o camião também poderá efetuar remotamente reparações automáticas simples”, diz Hayder Wokil.
À medida que o potencial de conectividade dos camiões continuar a crescer, os veículos poderão ser especificados segundo cada serviço individual, o que, por sua vez, pode promover um funcionamento mais eficiente.
“A próxima geração de camiões será cada vez mais personalizada e poderá, por exemplo, ser personalizada de acordo com as necessidades e o estilo de condução do operador. Também poderá atualizar a sua própria configuração de acordo com serviços de transporte específicos.”
Segundo Per Adamsson, diretor de Desenvolvimento Estratégico e Comercial no Departamento de Telemetria do Grupo Volvo, os camiões dos nossos dias seguirão a tendência demonstrada pelos smartphones em anos recentes. Na indústria automóvel, fala-se na ‘Evolução Smartphone Sobre Rodas’.
“Num futuro próximo, os camiões poderão comunicar com outros utentes da estrada e com dispositivos móveis de ativação remota, como capacetes de bicicleta, ajudando a reduzir o risco de acidentes e o número de paragens não planeadas”, revela Per Adamsson. “Graças à conectividade online, no futuro, o camião também poderá monitorizar o tráfego de forma independente e selecionar a rota mais eficiente se existirem congestionamentos de trânsito ou trabalhos na estrada mais à frente.”
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