terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MSEARCH MARKET SURVEY REVELA SALÁRIOS MÉDIOS NA LOGÍSTICA EM PORTUGAL



O Msearch Market Survey, desenvolvido pela Msearch, foi recentemente apresentado ao mercado. O documento revela quais as funções mais procuradas na logística, os valores de remuneração praticados e as regiões que estão a contratar.

Na logística, a funções mais procurada é de responsável de operações, cujo salário bruto médio anual é de 35.000 euros. Além desta, o sector procura técnicos de supply chain (18.000 euros), responsável de armazém (16.000 euros) e operacionais transitários marítimo e aéreo (14.000 euros).
Neste tipo de funções não se verificam diferenças salariais decorrentes do género. Contudo, a Msearch indica que 60% das candidaturas nestas funções são do sexo masculino. O conhecimento de línguas estrangeiras é algo altamente valorizado nesta área, assim como formação em logística e distribuição.

A capacidade de trabalho, disponibilidade de tempo extra-laboral, pró-actividade e de antecipação são também as competências mais procuradas.
De salientar ainda que na indústria alimentar e de automotive, um gestor de compras aufere em média 35.000 euros por ano e um engenheiro de processo de melhoria contínua cerca de 24.000 euros.

O estudo indica que, apesar de não ser função de engenheiro, o gestor de compras para a produção tem sido amplamente solicitado neste sector, sempre que possível com formação em engenharia.
De acordo com a Msearch, o clima económico ainda é desafiante mas algo está a mudar. "Depois de um período de desinvestimento, as empresas voltam a contratar, procurando pessoas que façam a diferença na sua organização". - Fonte: Logística Moderna